O pastor Emerson Silva, líder da Igreja Batista Manancial, desempenha um papel fundamental como capelão do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM) em Araxá/MG. Sua atuação é reconhecida por oferecer assistência espiritual e apoio aos militares que, segundo ele, enfrentam desafios tanto pessoais como profissionais.
Formado na escola de capelania militarizada da Unicev em 2019, pastor Emerson contou à TV KZ, que abraçou essa vocação. “Isso ocorreu depois que o governo reconheceu a necessidade de orientação espiritual e assistência às forças armadas. Devido à escassez de capelães concursados, o governo implementou uma portaria que permitiu a atuação de capelães civis e militares militarizados nas forças de segurança”, explicou o capelão.
Inicialmente, o pastor Emerson planejava oferecer assistência espiritual aos militares evangélicos em Campos Altos, mas sua visão expandiu para abranger todos os militares. Ao apresentar seus serviços ao então comandante do 37º Batalhão, Coronel Fernando Marcos dos Reis, estabeleceu-se uma parceria que resultou em sua atuação como capelão na unidade.
Como contou à reportagem, o sucesso de seu trabalho culminou na construção de uma capela dentro do 37º Batalhão. “O capelão auxiliar, Pastor Leonardo, da Igreja Presbiteriana Renovada, também desempenha um papel importante, oferecendo assistência semanal aos militares. Juntos, atendemos às demandas espirituais das 12 cidades abrangidas pelo 37º batalhão”, conta o líder religioso.
O pastor Emerson ressalta que sua escolha pela capelania foi motivada pela intenção de evitar barreiras religiosas. Ao chegar ao batalhão, ele se apresenta como capelão, desvinculado de uma denominação específica. Sua abordagem é levar uma mensagem em nome de Jesus a todos os militares, independentemente de sua religião ou crenças pessoais. Seu trabalho se estende a evangélicos, católicos, livres pensadores e a todos aqueles que necessitam de apoio e orientação.
O tenente-coronel Fagundes, atual comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, destaca a importância da capelania voluntária para a unidade. Ele reconhece que os problemas sociais enfrentados pelos policiais militares podem afetá-los. "Antes de falar da importância da capelania voluntária para o 37º BPM, é importante pontuar que, no nosso trabalho como policiais militares, lidamos com muitos problemas da sociedade. Esses problemas, dificilmente, não interferem na vida pessoal e profissional dos militares, pois somos humanos. Essas questões podem afetar também a saúde mental, psicológica e espiritual desses profissionais. Daí a importância do apoio e suporte da capelania voluntária em nossa unidade, que é conduzida e liderada pelo pastor Emerson e pelo pastor Leonardo, nossos Capelães voluntários. Eles nos apoiam de forma geral, mas também de forma pontual, o que entendemos como muito importante. Em situações delicadas, quando um militar está enfrentando uma doença grave, perda de um familiar ou encontra-se em desespero por qualquer outra motivação, nossos Capelães voluntários estão sempre presentes, oferecendo um grande apoio aos nossos militares. Por isso, expresso nosso agradecimento e nosso muito obrigado. É importante destacar a relevância dessa atividade no seio do 37º Batalhão", afirmou o comandante do 37º BPM.
A igreja Batista Manancial do pastor Emerson, além de Campos Altos, também está em Araxá/MG, Catalão/GO, Tapira/MG, Uberaba/MG e Uberlândia/MG. O 37º BPM integra 12 cidades. São elas: Araxá, Campos Altos, Conquista, Ibiá, Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, Santa Rosa da Serra e Tapira.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.